Hospital de Clínicas de Porto Alegre

Resultados de exames

Dúvidas frequentes

O que é o Portal de Exames do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA)?

O portal é uma ferramenta que possibilita a visualização e impressão dos exames pelo paciente através da internet. Os profissionais solicitantes também podem ter acesso e visualizar os resultados dos exames através do portal.

Quais exames podem ser acessados através do portal?

Os exames solicitados no HCPA após 18/12/2013, através do Ambulatório, Internação, Convênios e Emergência, terão os resultados disponibilizados através do site. Os laudos dos exames ficarão disponíveis por um ano. 

Devo imprimir meus exames para as consultas no HCPA?

Não, para consultas no HCPA os exames não precisam ser impressos, pois eles estarão disponíveis para seu médico através do sistema do hospital.

Sou paciente, como posso acessar meus exames?

Para acessar o resultado dos exames, basta digitar a data de nascimento e o localizador, e clicar no ícone “acessar”.

O que é o localizador?

O localizador é um código que permite ao paciente o acesso aos seus exames através do portal. Este localizador é encontrado na solicitação do exame realizado no HCPA ou no Sumário de alta do paciente.

O Localizador somente está disponível nos documentos (sumário de alta e solicitação de exames) que foram gerados após o dia 18/12/2013. 

Meu exame foi solicitado antes de 18/12/2013, como posso ter acesso ao localizador?

Se seu exame foi solicitado antes da data de 18/12/2013, ou em local que não o Ambulatório, Internação, Convênios ou Emergência, não haverá localizador.

Para acessar esses exames, o paciente poderá retira-los, pessoalmente, no HCPA, na Central de Cópias de Documentos. A Central está localizada no térreo do hospital, em frente à Zona 6 dos ambulatórios e cujo horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 9 às 16. O paciente deve portar a identidade.

O paciente também pode solicitar o laudo pelo e-mail L-SAMIS@hcpa.ufrgs.br, desde que anexe a cópia da identidade do paciente, com solicitação por escrito, assinada conforme a identidade e especificando os documentos necessários. Caso necessite informações adicionais sobre laudos não disponíveis no portal, o telefone é (51)3359-8260.

O que fazer em caso de perda do localizador (se o exame foi solicitado após 18/12/2013)?

Por questões de segurança da informação e do sigilo do paciente, o fornecimento de novo localizador deve ser solicitado presencialmente no SAMIS, 2° andar do HCPA. É importante que o paciente porte documento com foto para identificação no momento da solicitação do localizador.

Sou paciente, como forneço acesso para outros profissionais visualizarem meus exames? 

Na lista dos meus exames, clique no ícone “libera resultado de exame para outro médico”. Na tela, informe o número de registro do conselho do profissional e localize o profissional para o quem deseja liberar o exame. Essa liberação pode ser dada somente para um exame ou para todos os exames de uma mesma solicitação. Após clique no ícone “liberar”.

Sou profissional do HCPA, como posso acessar os exames do meu paciente?

Para acessar o resultado dos exames dos seus pacientes, basta informar o número de registro no conselho profissional e senha.

Caso o profissional tenha dificuldade em acessar devido a senha incorreta, o profissional do HCPA pode solicitar nova senha no campo “esqueci minha senha” do próprio site ou solicitar nova senha na Central de Identificação do HCPA, à direita das roletas a entrada principal do HCPA.

Sou preceptor de uma equipe do HCPA, posso acessar os exames dos pacientes da minha equipe?

Sim, para acessar o resultado dos exames dos pacientes da sua equipe basta informar o número de registro no conselho profissional e senha.

Caso o Professor tenha dificuldade em acessar devido a senha incorreta, o profissional do HCPA pode solicitar nova senha no campo “esqueci minha senha” do próprio site ou solicitar nova senha na Central de Identificação do HCPA, à direita das roletas a entrada principal do HCPA.

Sou profissional sem vínculo com o HCPA, mas meus pacientes realizam exames no hospital, posso acessar os exames do meu paciente?

Sim, para acessar o resultado dos exames dos seus pacientes, basta informar o número de registro no conselho profissional e senha.

Para solicitar a senha, o profissional sem vínculo com o HCPA, deve solicitar cadastro através do site clicando no ícone “Não sou cadastrado”. O site fará contato telefônico para o fornecimento da senha.

Quem pode imprimir o laudo dos exames?

Por uma questão de segurança da informação e sigilo do paciente, apenas o acesso com a senha de paciente permite a impressão do resultado dos exames.

Sou profissional e esqueci minha senha, como faço para acessar os exames do meu paciente?

O profissional deve solicitar diretamente no portal a recuperação de senha, clicando no ícone “esqueci minha senha”, fornecendo as informações solicitadas na tela. A equipe fará contato telefônico diretamente com o profissional para fornecimento de nova senha.

Consegui acessar o portal, mas não encontrei meus exames na listagem.

Primeiramente, verifique o prazo de liberação dos resultados no ticket do paciente. Após, realize nova busca, adequando os critérios na “busca avançada”. Se ainda assim, o exame não for encontrado, favor entrar em contato com o administrador do portal, através do item “contato” na página inicial. 

http://hcpa.laudomedico.com.br/principal/contato,

Sou profissional da saúde, como solicito o cadastramento ou senha para acesso ao portal?

Nestes casos o profissional de saúde deve enviar ao portal solicitação de cadastro clicando em "Não sou cadastrado" na pagina inicial do portal, preencher o formulário com os dados solicitados e enviar. Com o recebimento desta solicitação o suporte do portal de exames fará contato telefônico com o solicitante e fornecerá os dados de acesso ao portal.

Link para solicitação de cadastramento: 

https://hcpa.laudomedico.com.br/principal/inicio

Quais são os navegadores e versões compatíveis para acesso e visualização dos laudos através do portal?

É aconselhado que sejam utilizados os navegadores Chrome (versão 35 ou superior), Firefox (versão 29 ou superior) ou Internet Explorer (versão 9 ou superior).

2013 ® Hospital de Clínicas de Porto Alegre - Todos os direitos reservados.